quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Experiências de avaliação electrónica: um balanço desequilibrado?

O projecto @ssess.he recebeu um email com o relato de um professor do ensino superior que gostaríamos de partilhar e saber a sua opinião sobre as questões colocadas:  


A minha experiência foi com cadeiras de licenciatura em que havia um elevado número de estudantes. Para facilitar o nosso trabalho de correcção resolvemos recorrer ao uso de testes online utilizando a ferramenta disponibilizada pela moodle. Não foi fácil! Para permitir a correcção automática e sem erros, acabámos por nos limitar apenas ao uso de perguntas de escolha múltipla, o que se revelou bastante trabalhoso... Todos os alunos (muitos!) realizaram o teste no mesmo dia e à mesma hora numa sala com um computador por pessoa. Os resultados não foram lá muito bons… a média foi baixa e vários alunos se queixaram da dificuldade das questões e da falta de “meio-termo”, ou acertavam e tinham a cotação toda, ou falhavam e tinham 0. Os melhores alunos acharam fácil, os alunos médios e fracos revelaram bastantes dificuldades. Para nos docentes o balanço também não é simples, é verdade que ficámos com o trabalho de correcção facilitado – é feito automaticamente pelo programa, mas não ficámos satisfeitos com a fiabilidade do nosso teste pois as notas foram inferiores ao habitual… Deparamo-nos agora com alguns desafios: reformular o nosso teste de escolha múltipla? Tentar incluir outros tipos de perguntas (complicado)? Tentar recorrer a este tipo de avaliação doutra forma? Como?