tag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.comments2012-06-18T17:29:39.599-07:00Avaliação e eLearning @ssess.heProjecto @ssesshttp://www.blogger.com/profile/08519265880487566068noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-88936814998697404292011-03-08T11:44:20.954-08:002011-03-08T11:44:20.954-08:00O uso de instrumentos de avaliação automatizados n...O uso de instrumentos de avaliação automatizados não é consensual. Para Sclater (2007), apesar de a avaliação automatizada se ter tornado mais fácil com a internet, subsiste um importante problema: “Como é que os testes corrigidos pelo computador podem avaliar os níveis mais elevados da compreensão (por exemplo, avaliação e síntese – na taxonomia do Bloom)?”<br /><br />O tipo de perguntas utilizadas nesta avalição só servem para avaliar “os objectivos situados nos níevis mnais baixos das taxonomias de objectivos educacionais” (Ribeiro & Ribeiro, 1989: 251) e muitos investigadores (ver, por exemplo, Bransford, Brown, & Cocking, 2000; Pellegrino, Chudowsky & Glasser, 2001) consideram esta avaliação como imprópria para a avaliação das aprendizagens mais complexas identificadas por Bloom.<br /><br />Portanto, a solução não passará pela reformulação do teste, mas do próprio tipo de avaliação.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-12822642610364942762011-02-25T13:08:10.267-08:002011-02-25T13:08:10.267-08:00Olá!
Enquanto estudande de MPEL da U. Aberta, gost...Olá!<br />Enquanto estudande de MPEL da U. Aberta, gostava de partilhar a experiência relativa a um trabalho de grupo realizado com recurso a um a ferramenta online, nomeadamente a wiki.<br /><br />A actividade foi a análise dum artigo científico e exigiu que todos os elementos do grupo se organizassem para definir as tarefas entre si e os prazos para apresentarem as sugestões de trabalho.<br /><br />À medida que o trabalho ia avançando, fomos comentando as propostas dos colegas directamente no site da ferramenta (espaço de notas) e alterando ou acrescentando no texto elaborado por nós na página criada no wiki.<br /><br />Percebemos que esta ferramenta foi eficaz para atingir os objectivos de aprendizagem relativos a esta actividade e conseguimos produzir em grupo novos conhecimentos que vieram complementar os recursos estudados no âmbito da temática em análise. <br /><br />A interacção entre nós, que incluiu momentos de avaliação (hetero e auto), foi uma das razões para realizar online um trabalho de qualidade.<br /><br />Por fim, ficámos muito satisfeitos com o "feedback" do professor.<br /><br />Abraço,<br />MarcoMarco Freitashttps://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-39492404341052550882011-02-25T12:55:53.190-08:002011-02-25T12:55:53.190-08:00Enquanto estudante de MPEL da U. Aberta percebi qu...Enquanto estudante de MPEL da U. Aberta percebi que a avaliação na modalidade de ensino online era diferente, porque os instrumentos utilizados não correspondiam às provas escritas do ensino convencional. Por esta razão, tive de adaptar-me a este tipo de aprendizagem. Além do professor, os alunos participaram na avaliação dos colegas (entre pares). Esta função ou nova competência exigiu que acompanhasse de perto o trabalho feito pelos colegas para que eu pudesse comentar ou mesmo indicar os aspectos que, na minha opinião, precisavam de ser melhorados. Portanto, a avaliação em contexto de elearning é diferente e fomenta uma interacção nova, sobretudo entre os estudantes, que ajuda eficazmente na progressão da aprendizagem.<br />Abraço,<br />MarcoMarco Freitashttps://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-64585983077728655392011-02-24T09:04:48.855-08:002011-02-24T09:04:48.855-08:00Se por um lado os registos automáticos dos resulta...Se por um lado os registos automáticos dos resultados dos testes facilitam o trabalho do e-professor, por outro lado a construção de bons testes de avaliação online é uma competencia complexa. Não se trata apenas de usar a tecnologia disponivel. è preciso experimentar e verificar as potencialidades das ferramentas disponíveis. O testes de escolha múltipla podem servir para avaliação de conhecimentos mais de tipo factual, outro tipo de conhecimento deve ser avaliado através de outros tipos de testes.helenaprietohttps://www.blogger.com/profile/11543359138188273464noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-66611929591039178682011-02-24T05:12:35.110-08:002011-02-24T05:12:35.110-08:00E será que conseguimos avaliar todas as competênci...E será que conseguimos avaliar todas as competências que queremos ver desenvolvidas por via de testes automáticos de escolha múltipla?Ana Maria Neveshttps://www.blogger.com/profile/05432288439203007804noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-77366203368922333952011-02-24T05:09:59.831-08:002011-02-24T05:09:59.831-08:00Achei interessantes as pistas levantadas pela Caca...Achei interessantes as pistas levantadas pela Cacau a propósito da maior interacção e exercício reflexivo. Quando iniciei os meus estudos no regime de e-learning (curso de 2º ciclo), pensava inicialmente que iria sentir-me muito isolada como estudante. A vivência dessa experiência foi surpreendente: afinal não havia provas presenciais e nunca me senti isolada. As actividades de avaliação eram contínuas e a maioria delas eram realizadas em grupo ou a pares, fosse em discussões em fórum ou trabalhos que posteriormente seriam submetidos. Esse exercício constante de trabalho colaborativo, por um lado, e de reflexão no que respeita às discussões, para além de bastante enriquecedor estimula ainda o desenvolvimento de competências metacognitivas, sociais e psico-sociais.Ana Maria Neveshttps://www.blogger.com/profile/05432288439203007804noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-14431562592861950372011-02-23T13:49:01.266-08:002011-02-23T13:49:01.266-08:00Reconheço que a minha opinião sobre a avaliação em...Reconheço que a minha opinião sobre a avaliação em e-learning está ainda incompleta, uma vez que estou no 1º ano de um curso em e-learning de 1º ciclo, na UAB. Mas gosto de ser participativa. Assim, quero dizer que sinto que estando em avaliação contínua, e a elaboração de trabalhos(e-fólios) com consulta dos manuais, favorece a minha aprendizagem, no entanto,entendo que ao partirmos para o exame presencial(p-fólio) temos que ter plena consciência que é um exame tradicional e que não temos os manuais para consultar, temos que saber(lembrarmo-nos) muito bem a matéria. Os exames presenciais(p-fólios) deveriam permitir a consulta porque entendo que só consegue consultar o manual quem o estudou. Entendo, também, que a participação nos foruns deveria ser incluída na avaliação sendo as turmas mais pequenas para facilitar a interacção. Quanto a exames com escolha multipla, já fiz alguns e correram-me muitíssimo bem. Parece-me que poderia ser uma boa opção para os p-fólios: 50% escolha múltipla sem consulta e 50% teste escrito com consulta.<br />Contudo quero afirmar que estudar na UAb, em regime de e-learning, tem sido para mim uma experiência única, superando todas as minhas expectativas.<br />Fátima MoreiraFátima Moreirahttps://www.blogger.com/profile/04594608699443221803noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-26544691795942522872011-02-08T05:47:04.495-08:002011-02-08T05:47:04.495-08:00Sim... mais rica, por ser mais estimulante, intera...Sim... mais rica, por ser mais estimulante, interactiva e motivadora. Para além disso, o potencial de partilha confere a este tipo de avaliação uma nova dinâmica que será limitada num exame tradicional. Eu posso partilhar um exame em papel com outros ou realizar um trabalho presencialmente com alguns colegas, mas não poderei atingir os níveis de interactividade e partilha vividos num fórum de discussão no qual participam vários elementos oriundos de diversos locais.CláudiaGhttps://www.blogger.com/profile/02117031822025787369noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-50164843524805509872011-01-31T14:39:49.404-08:002011-01-31T14:39:49.404-08:00Cacau
Obrigada pelo seu comentário.
Poderei inferi...Cacau<br />Obrigada pelo seu comentário.<br />Poderei inferir do seu comentário que, enquanto estudante, considera mais rico/estimulante/.... a avaliação que vivenciou do que um exame tradicional por exemplo?Projecto @ssesshttps://www.blogger.com/profile/08519265880487566068noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-90978723938771788432011-01-25T04:13:10.808-08:002011-01-25T04:13:10.808-08:00Enquanto estudante online de um curso de 2º Ciclo ...Enquanto estudante online de um curso de 2º Ciclo considero que os aspectos positivos a realçar na avaliação digital (quando comparada com a avaliação convencional, tanto em papel como oral) são a interactividade, a motivação e a reflexão. Não digo que tais aspectos não existam na avaliação convencional, existem e devem mesmo existir, mas na avaliação digital estes aspectos ganham maior relevo. No curso que frequentei a avaliação digital consistia maioritariamente na participação em fóruns de discussão. Neste tipo de instrumento a interactividade e a reflexão são palavras de ordem. Será impossível desenvolver uma discussão sem interacção, a não ser que estejamos todos a estabelecer monólogos, por outro lado, a escrita em fórum (e de modo digital) acarreta desde logo uma maior reflexão, um maior cuidado com a forma como escrevemos e expomos as nossas ideias. A possibilidade de escrever, ler, reler e reescrever (durante um determinado período de tempo, é certo!) possibilita uma maior reflexão. Na minha opinião, o aspecto negativo prende-se com o manejo destes fóruns de discussão. Numa fase inicial, participámos de uma forma desorganizada e desestruturada, não respeitando regras fundamentais da participação em fórum. Mas, com a prática e o apoio dos professores conseguimos melhorar mais e mais a nossa participação em fórum. O balanço? Positivo, sem dúvida!CláudiaGhttps://www.blogger.com/profile/02117031822025787369noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-73699950940792982202011-01-14T15:03:21.493-08:002011-01-14T15:03:21.493-08:00Na minha experiência como estudante online (curso ...Na minha experiência como estudante online (curso de 2º Ciclo)só na U.C de Avaliação de Aprendizagens Online, compreendi verdadeiramente como era avaliada a participação nos fóruns. Penso que a avaliação através da utilização do instrumento rubricas é a mais eficaz para que se avaliem as participações em fórum. Por outro lado, permite-nos efectivamente avaliar tendo como referência as competências, embora nem sempre seja fácil defini-las...Ana Maria Neveshttps://www.blogger.com/profile/05432288439203007804noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-51554182880636883402011-01-06T04:55:30.879-08:002011-01-06T04:55:30.879-08:00Agradecemos vivamente os seus votos e a sua contri...Agradecemos vivamente os seus votos e a sua contribuição.Projecto @ssesshttps://www.blogger.com/profile/08519265880487566068noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-19410762926227570422011-01-05T03:20:04.170-08:002011-01-05T03:20:04.170-08:00Vivenciei a avaliação digital enquanto estudante n...Vivenciei a avaliação digital enquanto estudante no Mestrado em Pedagogia do Elearning na Universidade Aberta. Se inicialmente a avaliação digital me parecia algo estranho, em pouco tempo pude aperceber-me o quanto iria ganhar com esta experiência! Para além das diferentes formas de avaliação adoptadas (das quais se destacaram duas, a participação em fóruns e o trabalho de grupo online) o ambiente por ali criado despertava-nos para novos saberes e aprendizagens. Quando nos foi solicitado pela primeira vez a elaboração de um trabalho online em grupo não pude deixar de pensar como iria ser possível. Realizar um trabalho sem contar com o (importantíssimo) factor presencial, com colegas que nunca tinha visto cara-a-cara? Como seria possível? Foi possível não só uma vez, mas diversas e cada vez com maior qualidade. O presencial deixou inclusivé de estar na lista dos factores importantíssimos. A avaliação em ambiente online é um tema polémico e que se encontra na ribalta. Se alguns acreditam que ser avaliado de forma digital é fidedigno e pode levar o ensino a um novo nível, outros há que não acreditam em tal realidade. Eu vivenciei e acredito, mas acima de tudo acredito que só fará sentido se todo o ambiente de aprendizagem for devidamente pensado e repensado, projectado e desenvolvido, tendo como foco principal o desenvolvimento de competências.CláudiaGhttps://www.blogger.com/profile/02117031822025787369noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1042476009834585102.post-4511432874843265062010-12-23T09:25:18.228-08:002010-12-23T09:25:18.228-08:00É vital este esforço. Confesso que durante o meu t...É vital este esforço. Confesso que durante o meu trabalho sobre "Avaliação da Tutoria online", senti-me um pouco um navegante solitário, apesar do todos assumirem a impotância do projecto.<br /><br />http://www.calameo.com/read/000027735ddd452a618f0<br /><br />Desejo-vos o melhor trabalho.<br />Evandro MorgadoEvandro Morgadohttps://www.blogger.com/profile/16963974406361404133noreply@blogger.com