terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Avaliação digital-que percursos?

O Processo de Bolonha (Comissão Europeia, 2008) lançou o desafio ao ensino superior de promover ambientes de aprendizagem que vão para além de uma educação baseada em objectivos para um novo paradigma centrado no desenvolvimento de competências. Esta mudança exige não só uma alteração na percepção dos objectivos do sistema de ensino superior e na selecção de metodologias a utilizar, mas também uma mudança drástica das estratégias de avaliação a implementar de forma a avaliar um currículo baseado em competências.
A explosão do elearning e a emergência de novos modos de aprendizagem com suportes digitais veio também contribuir decididamente para o repensar das estratégias de avaliação. No âmbito da avaliação digital é comum a utilização de várias formas de avaliação desde testes de escolha múltipla online, quizzes, participação em fóruns electrónicos, trabalho de grupo online, etc.  

Conte uma experiência que tenha vivenciado numa situação de avaliação digital. 

2 comentários:

  1. Vivenciei a avaliação digital enquanto estudante no Mestrado em Pedagogia do Elearning na Universidade Aberta. Se inicialmente a avaliação digital me parecia algo estranho, em pouco tempo pude aperceber-me o quanto iria ganhar com esta experiência! Para além das diferentes formas de avaliação adoptadas (das quais se destacaram duas, a participação em fóruns e o trabalho de grupo online) o ambiente por ali criado despertava-nos para novos saberes e aprendizagens. Quando nos foi solicitado pela primeira vez a elaboração de um trabalho online em grupo não pude deixar de pensar como iria ser possível. Realizar um trabalho sem contar com o (importantíssimo) factor presencial, com colegas que nunca tinha visto cara-a-cara? Como seria possível? Foi possível não só uma vez, mas diversas e cada vez com maior qualidade. O presencial deixou inclusivé de estar na lista dos factores importantíssimos. A avaliação em ambiente online é um tema polémico e que se encontra na ribalta. Se alguns acreditam que ser avaliado de forma digital é fidedigno e pode levar o ensino a um novo nível, outros há que não acreditam em tal realidade. Eu vivenciei e acredito, mas acima de tudo acredito que só fará sentido se todo o ambiente de aprendizagem for devidamente pensado e repensado, projectado e desenvolvido, tendo como foco principal o desenvolvimento de competências.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Enquanto estudande de MPEL da U. Aberta, gostava de partilhar a experiência relativa a um trabalho de grupo realizado com recurso a um a ferramenta online, nomeadamente a wiki.

    A actividade foi a análise dum artigo científico e exigiu que todos os elementos do grupo se organizassem para definir as tarefas entre si e os prazos para apresentarem as sugestões de trabalho.

    À medida que o trabalho ia avançando, fomos comentando as propostas dos colegas directamente no site da ferramenta (espaço de notas) e alterando ou acrescentando no texto elaborado por nós na página criada no wiki.

    Percebemos que esta ferramenta foi eficaz para atingir os objectivos de aprendizagem relativos a esta actividade e conseguimos produzir em grupo novos conhecimentos que vieram complementar os recursos estudados no âmbito da temática em análise.

    A interacção entre nós, que incluiu momentos de avaliação (hetero e auto), foi uma das razões para realizar online um trabalho de qualidade.

    Por fim, ficámos muito satisfeitos com o "feedback" do professor.

    Abraço,
    Marco

    ResponderEliminar