segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O que há de novo?

Provavelmente muitas já foram as pessoas, estudantes ou professores, que tiveram experiências de avaliação digital. Em que consistiram essas experiências de avaliação digital? Relativamente à avaliação feita por meios convencionais, "de papel e lápis", o que tiveram essas experiências de positivo, em alternativa a avaliação convencional? E de negativo? Qual o seu balanço?

 Deixe-nos aqui um comentário sobre a sua experiência e a opinião que tem sobre ela.

7 comentários:

  1. Na minha experiência como estudante online (curso de 2º Ciclo)só na U.C de Avaliação de Aprendizagens Online, compreendi verdadeiramente como era avaliada a participação nos fóruns. Penso que a avaliação através da utilização do instrumento rubricas é a mais eficaz para que se avaliem as participações em fórum. Por outro lado, permite-nos efectivamente avaliar tendo como referência as competências, embora nem sempre seja fácil defini-las...

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  2. Enquanto estudante online de um curso de 2º Ciclo considero que os aspectos positivos a realçar na avaliação digital (quando comparada com a avaliação convencional, tanto em papel como oral) são a interactividade, a motivação e a reflexão. Não digo que tais aspectos não existam na avaliação convencional, existem e devem mesmo existir, mas na avaliação digital estes aspectos ganham maior relevo. No curso que frequentei a avaliação digital consistia maioritariamente na participação em fóruns de discussão. Neste tipo de instrumento a interactividade e a reflexão são palavras de ordem. Será impossível desenvolver uma discussão sem interacção, a não ser que estejamos todos a estabelecer monólogos, por outro lado, a escrita em fórum (e de modo digital) acarreta desde logo uma maior reflexão, um maior cuidado com a forma como escrevemos e expomos as nossas ideias. A possibilidade de escrever, ler, reler e reescrever (durante um determinado período de tempo, é certo!) possibilita uma maior reflexão. Na minha opinião, o aspecto negativo prende-se com o manejo destes fóruns de discussão. Numa fase inicial, participámos de uma forma desorganizada e desestruturada, não respeitando regras fundamentais da participação em fórum. Mas, com a prática e o apoio dos professores conseguimos melhorar mais e mais a nossa participação em fórum. O balanço? Positivo, sem dúvida!

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  3. Cacau
    Obrigada pelo seu comentário.
    Poderei inferir do seu comentário que, enquanto estudante, considera mais rico/estimulante/.... a avaliação que vivenciou do que um exame tradicional por exemplo?

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  4. Sim... mais rica, por ser mais estimulante, interactiva e motivadora. Para além disso, o potencial de partilha confere a este tipo de avaliação uma nova dinâmica que será limitada num exame tradicional. Eu posso partilhar um exame em papel com outros ou realizar um trabalho presencialmente com alguns colegas, mas não poderei atingir os níveis de interactividade e partilha vividos num fórum de discussão no qual participam vários elementos oriundos de diversos locais.

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  5. Reconheço que a minha opinião sobre a avaliação em e-learning está ainda incompleta, uma vez que estou no 1º ano de um curso em e-learning de 1º ciclo, na UAB. Mas gosto de ser participativa. Assim, quero dizer que sinto que estando em avaliação contínua, e a elaboração de trabalhos(e-fólios) com consulta dos manuais, favorece a minha aprendizagem, no entanto,entendo que ao partirmos para o exame presencial(p-fólio) temos que ter plena consciência que é um exame tradicional e que não temos os manuais para consultar, temos que saber(lembrarmo-nos) muito bem a matéria. Os exames presenciais(p-fólios) deveriam permitir a consulta porque entendo que só consegue consultar o manual quem o estudou. Entendo, também, que a participação nos foruns deveria ser incluída na avaliação sendo as turmas mais pequenas para facilitar a interacção. Quanto a exames com escolha multipla, já fiz alguns e correram-me muitíssimo bem. Parece-me que poderia ser uma boa opção para os p-fólios: 50% escolha múltipla sem consulta e 50% teste escrito com consulta.
    Contudo quero afirmar que estudar na UAb, em regime de e-learning, tem sido para mim uma experiência única, superando todas as minhas expectativas.
    Fátima Moreira

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  6. Achei interessantes as pistas levantadas pela Cacau a propósito da maior interacção e exercício reflexivo. Quando iniciei os meus estudos no regime de e-learning (curso de 2º ciclo), pensava inicialmente que iria sentir-me muito isolada como estudante. A vivência dessa experiência foi surpreendente: afinal não havia provas presenciais e nunca me senti isolada. As actividades de avaliação eram contínuas e a maioria delas eram realizadas em grupo ou a pares, fosse em discussões em fórum ou trabalhos que posteriormente seriam submetidos. Esse exercício constante de trabalho colaborativo, por um lado, e de reflexão no que respeita às discussões, para além de bastante enriquecedor estimula ainda o desenvolvimento de competências metacognitivas, sociais e psico-sociais.

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  7. Enquanto estudante de MPEL da U. Aberta percebi que a avaliação na modalidade de ensino online era diferente, porque os instrumentos utilizados não correspondiam às provas escritas do ensino convencional. Por esta razão, tive de adaptar-me a este tipo de aprendizagem. Além do professor, os alunos participaram na avaliação dos colegas (entre pares). Esta função ou nova competência exigiu que acompanhasse de perto o trabalho feito pelos colegas para que eu pudesse comentar ou mesmo indicar os aspectos que, na minha opinião, precisavam de ser melhorados. Portanto, a avaliação em contexto de elearning é diferente e fomenta uma interacção nova, sobretudo entre os estudantes, que ajuda eficazmente na progressão da aprendizagem.
    Abraço,
    Marco

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