segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O que há de novo?

Provavelmente muitas já foram as pessoas, estudantes ou professores, que tiveram experiências de avaliação digital. Em que consistiram essas experiências de avaliação digital? Relativamente à avaliação feita por meios convencionais, "de papel e lápis", o que tiveram essas experiências de positivo, em alternativa a avaliação convencional? E de negativo? Qual o seu balanço?

 Deixe-nos aqui um comentário sobre a sua experiência e a opinião que tem sobre ela.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Avaliação digital-que percursos?

O Processo de Bolonha (Comissão Europeia, 2008) lançou o desafio ao ensino superior de promover ambientes de aprendizagem que vão para além de uma educação baseada em objectivos para um novo paradigma centrado no desenvolvimento de competências. Esta mudança exige não só uma alteração na percepção dos objectivos do sistema de ensino superior e na selecção de metodologias a utilizar, mas também uma mudança drástica das estratégias de avaliação a implementar de forma a avaliar um currículo baseado em competências.
A explosão do elearning e a emergência de novos modos de aprendizagem com suportes digitais veio também contribuir decididamente para o repensar das estratégias de avaliação. No âmbito da avaliação digital é comum a utilização de várias formas de avaliação desde testes de escolha múltipla online, quizzes, participação em fóruns electrónicos, trabalho de grupo online, etc.  

Conte uma experiência que tenha vivenciado numa situação de avaliação digital.